Rua Tenente Sabino

Eu conheço cada palmo desse chão

Localizada num dos trechos mais movimentados da cidade, a Rua Tenente Sabino se estende da Avenida Presidente João Pessoa até à Praça D. João da Mata. Começou a se desenvolver ao lado do Mercado Público, contando, na década de setenta do século XIX, com algumas casas comerciais que contribuíram para o seu crescimento. No final daquele século, recebeu o nome de Rua Tenente Sabino.

Passou, depois, a ter a denominação de Rua Dr. Aprígio Sá, numa homenagem da edilidade a esse ilustre farmacêutico de família cajazeirense, falecido em 1951, voltando, depois, aquela artéria a ter o nome de Rua Tenente Sabino, ratificando a homenagem prestada, anteriormente, pelo poder público municipal a esse ilustre cajazeirense.

Foi a primeira rua da cidade a receber calçamento em paralelepípedo, como realização do Prefeito Hildebrando Leal. Nela, o Prefeito Francisco Matias Rolim construiu o Edifício do Centenário, de três pavimentos, inaugurado durante as comemorações do primeiro centenário da elevação da vila à categoria de cidade. É hoje uma artéria de moderna iluminação elétrica, transformada em calçadão pelo prefeito Epitácio Leite Rolim.

O Tenente Sabino de Sousa Coelho nasceu em Jaguaribe, Ceará, em 1815. Do seu casamento com Maria Florência das Virgens, irmã do Padre Rolim, provém o ramo cajazeirense da família Coelho. Foi um benemérito da cidade, construindo vários prédios e organizando a primeira feira da povoação, em 1848, juntamente com o Padre Rolim. Faleceu a 13 de dezembro de 1908. Era avô do Arcebispo D. Moisés Coelho e deixou numerosos descendentes que se dedicaram ao sacerdócio, dentre eles, o Arcebispo D. Carlos de Gouveia Coelho e o Bispo D. Zacarias Rolim de Moura.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’ DE DEUSDEDIT LEITÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *