Rua Coronel Guimarães

Eu conheço cada palmo desse chão

Na primitiva fase da urbanização de Cajazeiras, essa artéria era conhecida como Rua da Boa Vista. Em 1890, contava ela com quatorze casas. Teve, por muito tempo, a denominação popular de Rua da Tamarina, numa alusão a uma tamarineira, ali existente. Atualmente, tem a denominação de Rua Coronel Guimarães e se estende da Rua Padre José Tomaz até o Açude Grande.

O Coronel José Ferreira da Silva Guimarães, conhecido em seu tempo como Cazuza Guimarães, era português, natural do Porto. Chegou ao Brasil com quatorze anos de idade. Fixou-se no sertão paraibano, casando-se em Santa Fé, no município de São José de Piranhas. Dali se transferiu para Cajazeiras, onde desenvolveu atividades comerciais e logrou destacar-se como uma das figuras mais atuantes da cidade.

Foi Presidente do Conselho Municipal, Intendente e Sub-Prefeito. Participou com desassombro das lutas que resultaram no extermínio do grupo dos Viriatos, conhecidos malfeitores que malsinavam as populações do sertão paraibano. Faleceu em Cajazeiras, a 9 de abril de 1924. Era avô do médico Octacílio Guimarães Jurema, uma das maiores lideranças políticas do município, ao longo do tempo.

FONTE:

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’ DE DEUSDEDIT LEITÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *