O empreendedor Antônio Dutra Sobrinho

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

COISAS DE CAJAZEIRAS
ANTÔNIO DUTRA SOBRINHO

Antônio Dutra Sobrinho, nascido na cidade de Catolé do Rocha, em 1908, morreu ao 94 anos. Chegou a Cajazeiras, vindo de São João do Rio do Peixe, com 20 anos de idade. Com 22 anos, já era funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba.

Em 1934, desligou-se do emprego da Fazenda Estadual e associou-se ao jovem comerciante dublê de intelectual Antonio Antão Carvalho, formando a firma Carvalho & Dutra Ltda. Essa firma atuou durante muitos anos no comércio de Cajazeiras.

Em 1937, com 29 anos de idade, Antônio Dutra Sobrinho casou-se com a prendada jovem Alzira Guimarães Jurema, filha do Juiz de Direito da Comarca de Cajazeiras, na época, Joaquim Víctor Jurema, resultando desse casamento, o nascimento de dois filhos e quatro filhas.

Em 5 de agosto de 1938, fundou a empresa Rádio Difusora de Cajazeiras, atuando na formação da opinião pública de toda a região. Hoje, sob a competente direção de José Cavalcanti da Silva (Diretor-presidente), e Francisca Zélia Ribeiro (Diretora-administrativa), a emissora fundada por Dutra é ouvida em grande parte do território nacional.

Em 1940, Antônio Dutra e seu sócio Antônio Carvalho, no propósito de expandir seus negócios, decidiram criar filiais em João Pessoa e Recife. Dutra ficou com a direção da filial da capital paraibana, enquanto Carvalho foi dirigir os negócios de Recife.

A filial de João pessoa se desenvolveu rapidamente e o seu dirigente se envolveu com outro empreendimento de caráter social, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Fez parte da diretoria da CDL de João Pessoa por longos anos, merecendo amplo apoio. Representou a entidade em todos os eventos, nos estados do Brasil e do exterior.

Acometido de um acidente automobilístico, em João Pessoa, guardou o leito por longos anos, em sua residência, na Avenida Cabo Branco, cercado do carinho da família e do seu grande número de amigos e admiradores.

Nessa altura, foi homenageado com a aposição do seu retrato e dando seu nome ao salão principal da escola do Senac de Cajazeiras, por iniciativa do rotariano Gilberto Brandão, já que o nome de Antônio Dutra Sobrinho consta da lista de fundadores do Rotary Club de Cajazeiras, datado de 07 de julho de 1948.

A morte do comerciante Antônio Dutra Sobrinho, ocorrida no último dia 30 de março de 2003, em João Pessoa, repercutiu em Cajazeiras. Comerciantes, membros de clubes de serviço e amigos da família destacaram a contribuição que Dutra deu ao desenvolvimento sócio-econômico do município.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *