Médicos já preparam campanha eleitoral em Cajazeiras


Os médicos sempre atuaram na política partidária no Estado da Paraíba. Analistas políticos costumam dizer que “médico candidato fica melhor que médico do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Muitos confundem o trabalho com a campanha e vice-versa. A verdade é que eles se aproveitam da profissão para se dar bem na política.

Dezenas e dezenas de médicos assim como padres e advogados- atuaram no parlamento da Paraíba ou foram prefeitos de suas cidades no decorrer das décadas. Somente nas eleições de 2014, 18 candidatos a deputado declararam ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a profissão de médico.

Nas eleições municipais de 2016, segundo registros do TRE, os médicos em disputa somaram 56, assim distribuídos: 22 para prefeito, 21 para vereador e 13 para vice. Na campanha que se desenha para 2018, a participação de profissionais da medicina é certa.

Em várias regiões do Estado, médicos estão se preparando para disputar vagas no Parlamento estadual e federal. Em ano pré-eleitoral, alguns médicos já ganham visibilidade em suas regiões, a exemplo de Paula Francinete (Cajazeiras), Vituriano de Abreu (Cajazeiras), Flávia Galdino (Piancó), Mirna Wanderley (Patos), Aníbal Marcolino (João Pessoa), Renato Gadelha (Campina Grande), Damião Feliciano (Campina Grande) e Hugo Motta (Patos).

A cidade de Cajazeiras é outra com tradição de médicos na política. A cidade fundada pelo Padre Rolim é administrada, hoje, pelo médico José Aldemir Meireles, que, durante muitos anos, foi deputado estadual. A primeira-dama do município, Paula Francinete, que também é médica e secretária de Saúde, planeja disputar uma vaga na Assembleia no próximo ano.

Antes de José Aldemir, a cidade foi administrada por Denise Albuquerque, que não é médica, mas exerce a odontologia. Antes dela, a cidade teve os seguintes médicos na Prefeitura: Léo Abreu, Carlos Antônio, Vituriano de Abreu, que é ex-deputado estadual.

O médico que mais governou Cajazeiras foi Epitácio Leite Rolim. Foi prefeito três vezes e deputado. Otacílio Jurema foi prefeito atuante na década de 1950.

COM INFORMAÇÃO DO CORREIO DA PARAÍBA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *