Leilão de aeroportos pode incrementar voos e beneficiar economia da Paraíba


Ganhou força nas duas últimas semanas o movimento para buscar a consolidação de voos de passageiros para os aeroportos de Cajazeiras e Patos, no Sertão da Paraíba. O aceno positivo do governador João Azevêdo (PSB) para a terceirização ou gestão compartilhada dos aeródromos, foi combustível para os empresários acelerarem os projetos e buscar argumentos para negociar com o Governo do estado.

Na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras e diretor da Federação do Comércio da Paraíba, Alexandre Costa, o aceno do governador é entendido como “uma atitude moderna e inteligente para implantar no estado linhas aéreas regionais”. Segundo ele, além de contribuir para uma maior integração do estado, linhas aéreas regulares atuam como indutor do desenvolvimento regional atraindo novos investimentos para o Sertão.

“O empresariado sertanejo não só apoia esta iniciativa do governador, como também gostaria de participar e dar sua contribuição neste processo”, reforçou o empresário.

Para Alexandre Costa, o resultado do leilão dos aeroportos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a ser realizado no dia 15 de março, será preponderante para uma nova fase da aviação comercial na Paraíba. Os Aeroportos de João Pessoa/Castro Pinto e de Campina Grande/João Suassuna estão no bloco do Nordeste.

Seis aeroportos do Nordeste (Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte) estarão sendo leiloados em único bloco para iniciativa privada. “Aí sim!!! Definido o ganhador deste bloco de aeroportos a conjuntura operacional dos aeródromos muda radicalmente, pois este operador, por questão de capilaridade, vai ter interesse em operar nos aeródromos do interior do estado. Acredito que, dependendo das negociações do Governo do estado e a empresa que ganhar este leilão teremos em breve as nossas tão sonhadas linhas aéreas regionais”,  pontuou Alexandre Costa.

Azul investe no interior do Nordeste

A malha aérea para o Nordeste tem apresentado um crescimento importante para a economia de várias cidades do interior. Na segunda-feira (7), por exemplo, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras está abrindo a venda de passagens para Aracati (CE), tendo Recife como centro de conexões. Os bilhetes custarão R$ 103, e o voo inaugural está previsto para 26 de fevereiro.

A Azul tem investido nos aeroportos do interior do Nordeste. Somente na Bahia opera voos para nove destinos (Porto Seguro, Barreiras, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Lençóis, Ilhéus, Vitória da Conquista e Valença). No Ceará, com Aracati, serão três destinos com Juazeiro do Norte e Jericoacoara. No Piauí voa para Parnaíba; Maranhão, Imperatriz; Rio Grande do Norte, Mossoró.

Na Paraíba, a Azul tem frequências para Campina Grande. No ano passado, executivos da companhia aérea estiveram em Cajazeiras para conhecer a infraestrutura do aeródromo da cidade. Até o momento não houve qualquer sinalização de negociação para início de operações de voos para lá. No Nordeste, apenas Sergipe não tem voos para cidades do interior, apenas para a capital Aracaju.

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9 Comments

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    Roberval Moreira
    14/01/2019

    Para os empresários interessarem nos aeroportos de Cajazeiras e Patos, se faz necessários que o governo da Paraíba dê incentivos, por exemplo o ICMS que aqui na Paraíba é aproximadamente de 17% na gasolina e serviços, que baixe pelo menos para 4% tanta nas vendas de passagens e abastecimento de gasolina. só assim alguma empresa aérea como a Tam, Azul, e Gol poderá investir nesses dois aeroportos.

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    Marcos Oliveira
    14/01/2019

    O aeródromo de Cajazeiras esta mais fácil de uma empresa aérea investir, pois tem uma excelente pista com balizamento noturno moderno, já o aeroporto de Patos tem começar do Zero.

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    Roberval Moreira
    14/01/2019

    Se Azul investir no aeroporto tenho toda certeza que essa empresa lograra muito lucro, por Cajazeiras ser uma cidade que polariza três estados que a população dessas cidades no raio de 100 km tem uma população de quase 1 milhão de habitantes. Só a micro região de Cajazeiras e Sousa tem uma população próxima dos 350 mil habitantes quase a população de campina grande, só essas duas regiões já justificaria a implantação de linhas áreas.

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    Marcia Nogueira
    15/01/2019

    Se azul colocar linhas aéreas de cajazeiras para fortaleza, Campina Grande e João Pessoa no mesmo preço de Aracati para Recife no valor de 103 reais, podem ficar certo que aqui em Cajazeiras terá condições de lotar quatro aeronaves de 150 passageiros 4 vezes por dia.

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    Roberval Moreira
    16/01/2019

    Há quem diga que os políticos do Ceará fazem de tudo para Cajazeiras não ter linhas aéreas funcionando no aeroporto Pedro Vieira Moreira, com o argumento de quando estiver funcionado o aeroporto vai prejudicar o aeroporto de Juazeiro, eu não acreditava nisso, mas agora estou começando acreditar, vejam porque, entrei no site da ANAC, http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/aerodromos/cadastro-de-aerodromos/aerodromos-cadastrados/aerodromospublicos-12.xls/view nesse site encontrei aeroportos de piçarra e de terra, como o aeródromo Barra do Corda SNBC PCN 13/F/B/Y/U, o que me deixa não entender como o aeródromo de terra pode ter uma classificação de PCN 13, e o aeroporto de Cajazeiras que foi feito com excelente processo de construção foram gastos mais de 5.200,000,00 e foi uma empresa de engenharia de Minas Gerais quem construiu essa pista. Pelo motivo da classificação do PCN do aeroporto de Cajazeiras ter sido de baixa resistência ou seja 6, o ano passado Cajazeiras perdeu a oportunidade de uma possível rota de voo da Azul de Cajazeiras para Recife. Para min toda essa situação não ficou explicada, cabe aos políticos de Cajazeiras, a imprensa e a população pedir explicações a ANAC pois Cajazeiras e toda essa vasta região foram prejudicadas, vali salientar que eu tenho na ANAC, um órgão muito serio, apenas queremos uma explicação consistente. A ANAC deve isso para os Cajazeirenses e toda região polarizada por Cajazeiras.

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    Sonia ShanPY
    16/01/2019

    Os políticos da Paraíba são muito fracos, o Ceará esta conseguindo implantar aeroportos com linhas aéreas em quase todas as cidades, enquanto isso uma cidade importante e que faz divisa com três estados fica nessa enrolação de PCN 6 depois PCN 26, aeroporto não pode Baixar Jatos se não pode atolar. que coisa ridícula parece que tudo conspira para o atraso das obras estruturantes do interior da Paraíba.

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    Mercia Santos
    16/01/2019

    Se a Paraíba tivesse políticos que quisesse ver este estado se tornar um estado prospero esse aeroporto de Cajazeiras já era para estar funcionando com voos até para Japão.

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    Sanrdro Goés
    16/01/2019

    Será se os políticos do Ceará vão aceitar esse aeroporto de Cajazeiras funcionar algum dia ?.

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    Antonio Ferraz
    18/01/2019

    A onde esta os políticos que não resolve lutar por essa obra tão importe e fundamental para Cajazeiras e todo alto piranhas, olha eu entrei no site da ANAC conforme Roberval divulgou, em uma planilha execel atualizada que todas as informações dos aeroportos do Brasil, e realmente tem aeroportos de terra e piçarra com PCN que varia de 8 a 13 PCN, o que não justifica é Cajazeiras com aeroporto de 1.600 metros com a sua de asfalto e com uma base robusta com quase um metro de base ter sido classificado com PCN 6 em 2016, e depois da burrada que ANAC fez, ela requalificou para 26 PCN, que eu tenho certeza poderia ser pelo menos 36 o PCN do aeroporto de cajazeiras.

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