Duas empresas vão recuperar a Barragem Engenheiro Avidos, em Boqueirão de Piranhas


Os envelopes para a escolha das empresas que vão revitalizar a parede e comportas da Barragem Engenheiro Avidos, em Boqueirão de Piranhas, já foram abertos e as empresas vencedoras conhecidas.

Seundo informações repassadas pelo coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Paraíba, Alberto Gomes Batista, cinco empresas, de vários estados, estavam concorrendo na licitação aberta pelo órgão para a realização dos trabalhos na parede do açude e modernização das comportas, além de um sangradouro na parede, tudo com o objetivo de garantir a segurança da barragem.

Ganharam a licitação e vão executar os serviços, o consórcio Sanccol (Saneamento Construção e Comércio Ltda.), de Cabedelo (PB), e a JV Vianney Empreendimentos Metalúrgicos, de Fortaleza (CE).

De acordo com o coordenador do Dnocs, a verba destinada a essas melhorias é de R$ 27 milhões e tem como principal finalidade garantir a segurança da barragem por mais 20 ou 30 anos, como já está ocorrendo em outras,a exemplo de Coremas e São Gonçalo. Essas barragens também vão receber as águas da Transposição do Rio São Francisco.

As reformas serão feitas para que Boqueirão de Piranhas possa comportar, com segurança, cheias de 1.610 metros cúbicos de água por segundo, garantiu Alberto Gomes Batista.

Na parede também vai ser construído um vertedouro na ombreira direita, sendo construídas duas comportas de 9 por 10 metros e um canal de fuga revestido em concreto, além da bacia de dissipação.

A tomada d’água será adequada para a passagem das vazões com descarga máxima de 50 metros cúbicos por segundo, sendo que, no projeto de execução, consta, ainda, a recuperação de equipamentos hidromecânicos, instalação dos sistema de instrumentação e automação, bem como monitoramento hidrometereológico.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *