Carlos Pires de Sá, o engenheiro da avenida


O Engenheiro Carlos Pires de Sá Ferreira nasceu no sítio Lagoa, município de Sousa, a 25 de abril de 1921. Filho de Antonio Pires Ferreira e Ester de Sá Pires Ferreira formou-se, em 1947, pela Escola Nacional de Engenharia.

Exerceu atividades profissionais na construção da Rodovia Rio – Petrópolis foi assistente técnico do Chefe do 7º Distrito Rodoviário, com sede no Rio de Janeiro e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.

Tem curso de construção, melhoramento e conservação de estradas de rodagem do “Bureau of Publics Roads”, dos Estados Unidos.

Dá nome ao longo trecho que vai desde a Rua Tenente Arsênio, em frente da Cadeia Pública, até as proximidades do Bairro Santo Antonio, onde se inicia a Rua Romualdo Rolim.

Todo este percurso, que demanda ao Ceará, que primitivamente era denominada de Rua da Rodagem, recebendo depois o nome de Rua São José, quando na década de 1960 foi pavimentada a paralelepípedos, por decisão do Engenheiro Carlos Pires de Sá Ferreira, então Diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.

Residiu no Rio de Janeiro, aonde faleceu na década de 90.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *