Cajazeiras avança!

A COLUNA DE JOSÉ ANTÔNIO DE ALBUQUERQUE

Quem visita a cidade de Cajazeiras tem se surpreendido com o seu crescimento. Mais de trinta loteamentos foram autorizados pela prefeitura e os números impressionam pela quantidade de novas moradias e este avanço tem sido ao Norte, Oeste e ao Leste. A zona Sul não estaria sendo menos contemplada, possivelmente em função do lixão, que se constitui num dos problemas urbano mais sério da cidade. Muito embora estejamos vivenciando uma seria crise, o setor imobiliário está tendo fôlego para vencê-la.

O setor privado tem dado uma contribuição muito positiva para os avanços. Vislumbra-se para um futuro, não tão distante, um empreendimento que marcará e colocará Cajazeiras numa posição de destaque no Nordeste, que é um projeto que vem sendo trabalhado para se construir um grande Parque de Eventos, sob a batuta do grande e audacioso empresário Tico Miudeza e mais três amigos, cujo terreno já está sendo preparado no Sítio Várzea da Roça, às margens da BR 230, hoje já incluído no perímetro urbano, onde serão construídos: área para eventos, um hotel, posto de gasolina, campos de futebol, churrascaria, exposição de animais e parque de vaquejada.

Este é o tipo de negócio que não só o poder público, mas também a sociedade civil organizada poderiam se ombrear a esta iniciativa e oferecer apoio logístico e político (no bom sentido) para que a cidade pudesse oferecer uma área para  receber/realizar eventos igual a Feira de Negócios realizada no último final de semana, com condições muita mais amplas  e com uma estrutura adequada.

Recentemente o prefeito Zé Aldemir se encontrou com um empresário e lhe foi comunicado que muito breve a cidade vai ter mais uma concessionária de automóveis, que gerará mais emprego e mais impostos para o município, itens importantes neste momento que só se ouve falar em crise.

Por outro lado, o estado está construindo a nova sede de DETRAN e o tão sonhado Instituto de Medicina Legal, que são importantes equipamentos que vão beneficiar não somente a cidade de Cajazeiras, mas toda a região do Alto Piranhas.

E ainda, depois que o prefeito Zé Aldemir tirou a prefeitura do CAUC e destravou o ingresso de recursos federais para o município, somente neste último ano atingiu a soma de 63 milhões, trezentos e cinqüenta mil reais. A liberação destes recursos teve a decisiva participação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, dos Senadores Raimundo Lira e Deca do Atacadão.

A retomada destes recursos federais tem proporcionado a ampliação dos empregos e conseqüentemente a arrecadação de mais  ISS do município.

Outra obra que merece destaque e que foi iniciada este mês é a da construção da Escola SEST/SENAC, em um terreno doado pela prefeitura, que fica vizinho a bela Escola Cidadã do Ensino Médio, inaugurada no ano passado pelo governador Ricardo Coutinho, onde está sendo investido 21 milhões de reais, que somados aos investimentos públicos do município e do estado ultrapassam a casa dos cem milhões de reais.

Poderíamos ainda citar como uma grande vitória da cidade a Emenda de Bancada, no valor de 20 milhões de reais, destinada à construção do Hospital Universitário do Sertão da Paraíba, obra orçada em quase 200 milhões de reais, que ao ser concluído vai colocar Cajazeiras como o terceiro pólo de saúde do Estado.

Não podemos esquecer, depois de uma grande luta, Cajazeiras teve o seu aeroporto homologado, fato que agradou enormemente aos empresários do setor de eventos, possibilitando os jatinhos dos cantores de renome nacional aqui pousassem para realizar seus shows nas cidades da região. Agora outra luta está sendo travada: reconquistar as linhas aéreas comerciais e vamos vencer de novo.

Cajazeiras avança apesar dos pessimistas, derrotistas e incrédulos.

2 Comments

  1. Roberto Ghammachi
    04/12/2018

    Parabéns pelos comentários, Cajazeiras é a cidade do sertão da Paraíba que é a mais bem localizada estrategicamente, e tem um enorme potencial económico para ser explorado em todos os setores. mas o que não podemos aceitar é que Cajazeiras perca aquilo que os Cajazeirenses conseguem com muita luta perde com muita facilidades para outras cidades, recentemente Cajazeiras perdeu o posto da policia federal para a cidade de Sousa PB. deixando assim a fronteiras do Ceara e Paraíba escancarada. Falta prestigio politico dos políticos da Terra do Padre Rolim.

  2. Roberval Moreira
    04/12/2018

    Façam um levantamento da população das Cidades do Ceara, Rio Grande do Norte e Pernambuco que fazem fronteira com Cajazeiras que vocês terão. uma grande surpresa e virão que Cajazeiras tem um enorme potencial e que esta faltando é investimentos para geração de empregos para esta vasta região.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *