Cagepa garante que Boqueirão de Piranhas tem água suficiente até a quadra invernosa de 2017


O Gerente Regional da CAGEPA de Cajazeiras, Cleudismar Alexandre Maciel (Neném da Cagepa) em conversa com a reportagem do Blogdofurão, afastou os boatos que circularam na imprensa nos últimos dias, dando conta, que o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) só teria água para abastecer a cidade até o final do ano, em virtude do pouco volume armazenado.

Segundo Neném, o manancial possui atualmente algo em torno de 20 milhões de m³ de água, com um consumo mensal de cerca de 300 mil m³, com isso, considerando a capitação de 120 litros por segundo determinada pela ANA (Agência Nacional das Águas) o consumo total nos próximos sete meses atingiria aproximadamente pouco mais de 2 milhões de m³, que diminuídos dos 20 milhões sobraria um volume de 18 milhões, explicou. O gerente regional também lembrou de alguns consumos extras de podem ocorrer, além da evaporação, mas que não chegariam a superar os 6 milhões de metros cúbicos, afirmou.

Neném da CAGEPA garantiu que a água acumulada no açude de Boqueirão de Piranhas é suficiente para o abastecimento do município dentro do sistema de racionamento, até a chegada da quadra invernosa 2017 ou, até chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco prometida pelo Governo Federal em Dezembro deste ano e, no mais tardar, no primeiro trimestre de 2017.

Outro ponto lembrado por Cleudismar, foi o volume de água acumulada no açude de Lagoa do Arroz que gira em torno de 16 milhões de m³ atualmente e, que em breve deverá está disponível para captação da CAGEPA com a conclusão da adutora da zona norte por parte do Governo do Estado, garantindo assim, principalmente, o abastecimento da zona norte da cidade, relatou.

No entanto, Neném da CAGEPA conclamou a população para o uso racional da água, já que não dá para prevê como será a quadra invernosa do ano que vem, refletiu.

agua-de-torneira2

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *