Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #79

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

QUEBRANDO A INTERNET

A primeira-dama de Cachoeira dos Índios, Mabel Gonçalves, tem chamado a atenção no Instagram com fotos bem ‘tropicais’ e sensuais. Segura de si e publicando vários cliques e declarações ao marido, o prefeito Allan Seixas, a farmacêutica atraiu olhares curiosos na rede social, nos últimos dias. Mãe de três filhos, Mabel foi muito elogiada em várias postagens: “Lindíssima”, disse uma das seguidoras. Ela tem publicado registros dos momentos de lazer com o marido em um parque aquático e mostra que tem aproveitado o cardápio, prometendo descontar os ‘exageros’ alimentares em exercícios na academia. Mas a primeira dama também deixou reflexões em seus ‘stories’ e revelou estar focada na própria vida e felicidade e, com isso, diz não se preocupar com a vida alheia.

DENÚNCIA

O vereador José Nivânio Lúcio da Silva, conhecido por Torrado (PSB), denunciou que alunos da Rede Estadual de Ensino que estudam na Escola Bonifácio Saraiva de Moura, em Monte Horebe, estão sendo impedidos de obter uma carteira para serem transportados nos ônibus escolares do município. Ele disse que um áudio foi gravado e circula nas redes sociais mostrando, claramente, que a gestão municipal de Monte Horebe não aceita alunos do Estado que cursam até o 9º ano de andarem nos ônibus escolares. Torrado também relatou que até as mães estão sendo ameaçadas de perderem o cadastro no programa Bolsa Família se por acaso não matricularem os filhos em uma escola da Rede Municipal. Ele afirmou que acompanhou um pai de aluno que foi denunciar o caso no Ministério Público, através da Promotoria de Justiça da cidade de Bonito de Santa Fé.

JORNADA PEDAGÓGICA

Com a presença de professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, aconteceu a Jornada Pedagógica do ano letivo de 2019. A Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas reuniu, aproximadamente, 180 profissionais em educação para uma atividade especial de acolhida, através de uma palestra motivacional, ministrada pelo professor especialista do IFPB, Maciel Carlos de Sousa. O objetivo principal do evento foi proporcionar aos profissionais da educação no Município um momento motivacional para o início do ano letivo que se inicia.

OFICIAL

O IBGE disponibilizou uma lista dos municípios que tiveram seus nomes atualizados nas bases geográficas e estatísticas do instituto, como a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e o Banco de Tabelas Estatísticas (Sidra). Na lista é possível ver os ajustes feitos pelo IBGE em 2017, como é o caso de Santarém (PB), que passou a se chamar Joca Claudino, e outras situações.

ENCONTRO

A Secretaria de Educação e Cultura de Bernardino Batista realizou um encontro pedagógico dando início a mais um ano letivo. O encontro aconteceu no auditório da secretaria e contou com a presença das equipes gestoras das escolas e dos professores que compõem a rede municipal de ensino, com a temática principal: Refletindo o currículo sob as novas orientações da BNCC. A professora pós-doutoranda Gerlaine Belchior foi a convidada para ministrar o tema como também a mesma trouxe orientações acerca da reformulação do Projeto Politico Pedagogico (PPP) de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na ocasião, a secretaria entregou kits aos professores composto por: uma agenda personalizada, caneta, lápis, marcador de quadro branco, cola, tesoura e o livro lançado recentemente “Bernardino Batista terra de valores”.

TRADIÇÃO

O grupo Tropa de Danças Regionais de Joca Claudino viajou a Limoeiro do Norte (CE) para representar a Paraíba no VII Festival Internacional de Folclore do Ceará. Este foi o primeiro ano que o grupo paraibano participou do evento, dividindo o palco com atrações locais, nacionais e internacionais.

TRAJETÓRIA

A sociedade piranhense, incluindo prefeito, ex-prefeitos, presidente da Câmara Municipal, vereadores, familiares e amigos prestigiaram o lançamento do livro que conta a vida de José Lacerda Neto. A solenidade aconteceu no Jatobá Clube, em São José de Piranhas. Intitulada como “José Lacerda Neto: Um recordista de mandatos (1959/2009)”, de autoria do historiador José Marconi Gomes Vieira, a biografia retrata a trajetória política de Lacerda na Paraíba e as raízes da sua família.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *