Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #78

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

NOVA PRAÇA

A Prefeitura de Uiraúna está dando andamento a reconstrução da Praça Palmira Ferreira, localizada no Bairro São José, em frente ao colégio Jovelina Gomes. A empresa, Construtora Dois Irmãos, já está tocando o serviço a todo vapor. A obra vai custar aos cofres do município o valor total de R$ 119 mil. O dinheiro é de recursos próprios do município. A previsão de término da obra é para o início de março.

SEGURANÇA HÍDRICA

As poucas chuvas que caíram em dezembro do ano passado e janeiro de 2019 foram insuficientes para dar aporte ao açude São José I (Açude da Cagepa) que abastece a cidade de São José de Piranhas, mesmo assim, o manancial ainda disponibiliza acumulado em sua bacia hídrica 1.625.437,50 metros cúbicos de água. De acordo com levantamento feito pelo portal Radar Sertanejo, com dados fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), neste último dia 25 do mês em curso, o volume acumulado representa 53,27% de sua capacidade. Mesmo que o açude ganhe pouco aporte hídrico na quadra chuvosa deste ano, a água já é suficiente para abastecer a cidade.

GREVE

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Bonito de Santa Fé (Sinteb) decidiram, em assembléia, deflagrar greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica o pagamento dos salários dos profissionais da educação referentes ao mês de dezembro, terço de férias e janeiro que não vem sendo honrado pela gestão municipal do município sertanejo. Até o momento, o gestor municipal, Francisco Carlos de Carvalho, não deu respostas em relação aos pagamentos em atraso.

EXPANSÃO

A agência do Banco do Brasil de São José de Piranhas planeja fechar acordo com comerciantes e empresários da cidade para que os interessados possam atuar como correspondentes bancários da instituição, visando descentralizar o fluxo de numerário e prestar serviços mais personalizados para os seus clientes. A informação foi repassada pelo gerente da instituição local, João Wiltembergue, em entrevista concedida ao jornal Panorama Notícia, na rádio Jatobá FM,apresentado pelo comunicador social Dida Gonçalves.

BOQUINHAS

A Secretaria Municipal de Educação de Poço de José de Moura proporcionou aos professores da educação infantil, pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental uma capacitação sobre o “Método das Boquinhas”, ferramenta de base multissensorial, fônica-visuo-articulatória que auxilia no processo de alfabetização. A formação ministrada pela multiplicadora professora Aparecida Ribeiro também teve a participação de gestores escolares e professores que atuam na sala de AEE e teve como foco aperfeiçoar o aprendizado do alunado efetivamente na alfabetização.

GRANIZO

A chuva caída na zona urbana de Uiraúna na noite da terça-feira (29) foi em torno de 10 milímetros. Porém, moradores de uma localidade da zona rural, o sítio Rio do Peixe, registraram 70 milímetros. Além de ter sido de boa intensidade, a chuva veio acompanhada de granizo. Os moradores da comunidade rural, além do medo com os raios e trovões da tempestade, se assustaram com a queda do granizo, porém, não houve nenhum prejuízo registrado.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *