Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #69

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

BOMBA Um artefato explosivo foi encontrado em uma casa na cidade de Santa Helena. De acordo com a Polícia Civil, o material foi encontrado dentro de um armário da residência por uma mulher que estava fazendo faxina no local. Segundo a polícia, a casa está fechada há quatro anos porque a então proprietária do imóvel havia morrido. O artefato explosivo foi encontrado pela sobrinha da dona da casa, que saiu de Fortaleza, no Ceará, para morar na casa da tia em Santa Helena. A mulher ainda tentou abrir o material pensando que era um diploma de formatura. Mas achou estranho e pediu para o primo dela, que é policial, olhar o objeto.

UP SAÚDE A Prefeitura de Bonito de Santa Fé firmou parcerias com o aplicativo Up Saúde e com o Sebrae no intuito de fazer com que a prática tecnológica traga mais facilidade e melhor divulgação dos serviços de saúde do município. O aplicativo dispõe de serviços como endereço da UBS mais próxima à residência do usuário, agendamento de consultas, comunicação por chat e vídeo com médicos especialistas que darão suporte aos médicos gerais, notícias sobre eventos nas UBS, visualização do cartão do SUS, acesso à ouvidoria municipal, entre outros.

ALGODÃO A Câmara Municipal de São José de Piranhas realizou uma importante audiência pública para discutir a revitalização da Cotonicultura, ou seja, a volta do plantio do algodão no município depois de 30 anos. O debate foi solicitado pelo vereador Celso Gonçalves (PCdoB), que busca mais incentivos para os produtores de algodão e falou sobre a viabilidade da cultura. Com a presença de representantes de instituições que incentivam o plantio do algodão no Sertão da Paraíba, entre eles o gerente do “Projeto Ouro Branco”, o vereador autor do requerimento na Câmara iniciou destacando a importância do debate e ressaltando que a intenção da audiência é justamente defender a bandeira da agricultura e discutir medidas que possam fazer com que São José de Piranhas volte a ter algodão para garantir fonte de renda para os agricultores do município.

ILEGAL Comerciantes e consumidores de Uiraúna e cidades vizinhas devem tomar cuidado para evitar receber cédulas de dinheiro marcadas com tinta vermelha. Nesta semana alguns comerciantes, sem perceber, receberam notas com marca de tinta e tiveram prejuízo. As notas, supostamente, são cédulas levadas durante a explosão de bancos. Todos devem ficar atentos, pois a menor mancha de tinta torna a cédula inutilizada e descartadas por agências bancárias.

CALÇAMENTO A prefeitura de Carrapateira é única do estado da Paraíba que vai conseguir completar o calçamento de 100% de toda a cidade. O processo licitatório já está em andamento para investir uma verba, fruto de emenda parlamentar, no valor de R$ 250 mil para deixar a cidade toda calçada.

SORRISO O município de Bonito de Santa Fé foi um dos que atingiram a meta do Programa Criança Feliz e alcançaram 90% de eficácia. As informações estão no site do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Na cidade o programa atua com uma equipe de quatro profissionais, sendo uma supervisora e três ‘visitadoras’ que atendem 100 famílias. O programa tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e promover o desenvolvimento integral na primeira infância. Funciona através de visitas domiciliares mensais ou semanais às famílias beneficiadas. As visitadoras, juntamente com os familiares das crianças, realizam atividades lúdicas e educativas visando promover melhor desenvolvimento e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *