Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #57

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

IGUARIA Um homem de 22 anos foi preso em Uiraúna suspeito de tentar enviar coxinhas “recheadas” de crack para um preso da cadeia pública da cidade. De acordo com a direção da cadeia, o homem não teve coragem de fazer a entrega do material, de modo que mandou por um mototaxista. Ao desenrolar a embalagem das coxinhas, os agentes encontraram as pedras de crack, dentro de duas delas, envoltas em papel alumínio. O mototaxista foi abordado e identificou o homem que havia solicitado que ele entregasse as coxinhas recheadas.

QUEDA Com base nos últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a estimativa populacional para os municípios brasileiros em 2018, a Confederação Nacional de Municípios informou que três cidades da Paraíba podem perder os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com a CNM tiveram as notas rebaixadas: Água Branca, Cachoeira dos Índios e Queimadas. Em todo Brasil, são 135 localidades impactadas com redução do coeficiente e 105 com aumento. As mudanças, a serem confirmadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), valem para o exercício 2019.

ACHADO ARQUEOLÓGICO O pesquisador Rogério Galvão, passando nas imediações da Praça de São Francisco, centro de São João do Rio do Peixe, resolveu adentrar a um prédio em construção quando se deparou com a escavação de uma área do prédio que servirá de dique de oficina, encontrando o restante de um primitivo túmulo do primeiro cemitério são joanense. No local existia uma catacumba pertencente a Irmandade do Rosário, que podia ser alugada, conforme recibos encontrados pelo historiador Wlisses Estrela em inventários post-mortem no Fórum Dr. João Bernardo de Albuquerque.

AÇÃO SOCIAL A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, através da Secretaria do Trabalho e de Ação Social, vem realizando neste ano de 2018 um amplo leque de ações que transformam a realidade social da população Bonitense, trabalhando nesta gestão impulsionada por um ideal único, “Assegurar o Direito das Pessoas que Estão em Vulnerabilidade Social”. Foi realizado no mês de agosto uma série de programas e atividades em prol das famílias bonitenses.

FROTA A prefeitura de São José de Piranhas está adquirindo mais seis novos veículos, entre eles três ambulâncias e um micro-ônibus para servir ao município. A gestão municipal recebeu as chaves de duas ambulâncias zero quilômetro e um automóvel Chevrolet Spin 2019, ideal para transportar sete pessoas.Das ambulâncias recebidas hoje uma é totalmente equipada para atender as necessidades médicas e será utilizada pelo setor de remoções, que faz o transporte de pacientes ou para realizar exames em clínicas ou hospitais fora da cidade. Este serviço é agendado junto à Secretaria Municipal da Saúde. O município ainda aguarda chegar mais um veículo um Ford KA, outra Van e um microônibus.

OBRAS O município de Bonito de Santa Fé firmou parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER) para a construção de duas passagens molhadas na PB-392, trecho que liga os municípios de Bonito de Santa Fé a São José de Caiana, estrada que dá acesso às comunidades da Vila São Luis, Sítio Areias e Sítio Estação. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos, estão encaminhando os materiais para logo em seguida dar início as obras. O DER disponibilizou máquinas e tubos e a Prefeitura Municipal disponibilizou outros equipamentos e materiais. A prefeitura recebeu mais um caminhão de tubos para a construção. Os moradores comemoram essa conquista.

SEM TRANSPARÊNCIA Faltando ainda alguns meses para a primeira década da Lei da Transparência, cujo décimo aniversário vai ser comemorado no primeiro semestre de 2019, analisamos como anda o grau de transparência dos Municípios paraibanos, identificando assim que prefeituras locais se destacam por respeitar a lei e em que medida ela é importante para os cidadãos em geral. Cachoeira dos Índios, na região de Cajazeiras, apresenta a lamentável nota 0.

NOVO PADRE Aconteceu a solenidade de abertura das festividades da Padroeira Nossa Senhora dos Milagres e posse do Padre Emanuel Anchieta Lacerda de Andrade, como Administrador paroquial em Bernardino Batista. A cerimônia teve início com a acolhida, na entrada da cidade, ao bispo e ao novo padre, onde foram recepcionados pela população e convidados e em seguida saíram em procissão para a Igreja Matriz. O rito litúrgico aconteceu durante Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Cajazeiras Dom Francisco de Sales, e concelebrada por presbíteros da diocese amigos da cidade de Bernardino Batista e do novo administrador. Ao final da celebração, o novo pároco falou com alegria e esperança aos fieis de sua Paróquia, pedindo um coração aberto para acolhê-lo em sua nova missão.

EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas sediou, em parceria com as secretarias de educação dos municípios de Carrapateira, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe, com apoio de suas prefeituras, uma palestra proferida pela Prof. Ms. Rilma Suely de Sousa, representante da UNDIME, motivada pela implantação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do currículo Estadual, seus impasses e possibilidades. Participaram do evento, além das secretárias de educação, todos os profissionais de educação das redes de ensino dos supracitados municípios. O evento se configurou num espaço democrático de debate para apresentação de propostas para construção do Currículo das redes de ensino dos municípios participantes.

VACINAÇÃO O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registrou um total de 749 doses aplicadas na cidade de Uiraúna, o que corresponde a 97,02% da cobertura vacinal. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% do total da população que está entre 1 e menos de 5 anos de idade. A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começou no dia 06 de agosto e se estende até o dia 31 deste mês.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *