Alameda Sabino Rolim Guimarães

Eu conheço cada palmo desse chão

Trecho localizado entre a Rua Padre Rolim e a Praça Ana de Albuquerque. Não aparece entre as ruas, mencionadas, no arrolamento do imposto predial de 1890, porque não havia nenhuma casa nela edificada que justificasse a cobrança desse imposto.

Permaneceu assim, ao longo do tempo, como uma via de acesso ao Colégio do Padre Rolim. Só em 18 de novembro de 1946, pelo Decreto nº 47, baixado pelo Prefeito Manuel Lacerda, obteve um nome que a distinguiu, passando a ter a denominação de Avenida Coronel Sabino Rolim, em homenagem ao venerando político cajazeirense que residiu ao lado, no velho solar do seu pai, o Comandante Vital Rolim.

Após a morte do oftalmologista Sabino Rolim Guimarães, este via recebeu o seu nome.

Sabino Gonçalves Rolim nasceu em Cajazeiras, a 23 de novembro de 1865. Filho do Comandante Vital de Souza Rolim e Vitória de Souza Rolim, foi casado com a sua parenta Maria Leopoldina de Souza Rolim. Exerceu atividades políticas, em Cajazeiras, como Intendente, Conselheiro e Prefeito Municipal, tendo sido nomeado para esse último cargo, a 01 de março de 1913, permanecendo em exercício até 14 de fevereiro de 1929, quando foi substituído pelo Presidente do Conselho Municipal, Juvêncio Vieira Carneiro. Integrou a Assembléia Legislativa Estadual, na legislatura de 1916 – 1919. Faleceu, em Cajazeiras, a 27 de agosto de 1944.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *